Ago
2016
7 Direitos trabalhistas que toda mulher deve saber que tem
1 - Descanso de 15 minutos antes de iniciar horas extras.
A mulher tem direito a um intervalo de 15 minutos de folga antes de começar as horas extras. Se a empresa ou empregador não cumprir esse direito, a mulher deverá receber um pagamento extra referente a esse tempo (fonte: G1).
2 - Aposentar 5 anos antes dos homens.
A idade mínima para mulheres é de 60 anos, para os homens, 65 (fonte: Guia Trabalhista).
3 - Licença-maternidade.
Licença-maternidade de 120 dias (a partir do 8º mês de gestação), sem prejuízo do emprego e sem abatimento salarial (fonte: Direito tim tim por tim tim) .
4 - Pausa para amamentação.
A mulher tem direito a dois descansos diários de 30 minutos para amamentação, até os seis meses de vida do bebê (fonte: Jornal Contabil).
5 - Garantia do emprego durante gestação.
Do momento da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, a gestante não poderá ser demitida sem justa causa (Fonte: Jusbrasil).
6 - Gravidez não impede admissão.
A gestação não pode ser motivo da não contratação. A mulher não é obrigada a falar sobre o estado de sua gravidez durante a entrevista de emprego (há casos em que ela nem sabe que está grávida). Mas, caso perguntado, se sentir a vontade em responder, é importante a futura mãe deixar claro seus planos futuros em relação ao trabalho quando a gravidez estiver mais avançada (fonte: Fazer Curriculum).
7 - Repouso em caso de aborto natural.
A mulher tem direito a duas semanas de repouso no caso de aborto natural (fonte: Jusbrasil).
- Autor: NAYARA DE ASSIS ALVES